top of page

Cedro Australiano, uma madeira nobre e em crescimento no Brasil

As madeiras nobres são aquelas que possuem maior tempo de duração, cheiro gostoso e podem ser usadas em diversos lugares garantindo uma boa estabilidade e trabalhabilidade.

O Cedro Australiano ou Toonah é uma madeira de alta qualidade para o setor moveleiro, para o setor de construção civil e esquadrias. Por isso ela é destinada a fins nobres e tem um bom valor de mercado.

O cedro-australiano não é uma árvore rústica como o eucalipto. E para produzir bem exige uma série de cuidados. O primeiro ano de vida é a etapa mais delicada do desenvolvimento da planta. Além de caprichar na adubação, os agricultores precisam evitar o crescimento de mato nas entrelinhas e devem usar produtos para combater um inimigo bem conhecido: a saúva. Nos primeiros anos de crescimento, um cuidado importante é fazer a poda dos galhos inferiores, que podem criar nós na madeira.

O Cedro Australiano pode ser cultivado para fornecimento de madeira de excelente qualidade. É uma espécie de crescimento rápido e muito produtiva, que chega a atingir 8m de altura e 20 cm de diâmetro aos três anos de idade. Proporciona assim um bom retorno financeiro em curto intervalo de tempo, quando comparado aos cedros nativos e a outras essências florestais, inclusive o mogno (Swietenia macrophylla). É excelente para serraria e indústria moveleira. Assemelha-se muito às espécies americanas do gênero Cedrela P.Br., tanto botanicamente quanto no que diz respeito ao seu uso. Contudo, o sucesso do seu cultivo está condicionado a vários fatores, como a fertilidade do solo, a escolha de sementes e o combate às formigas cortadeiras. O cedro-australiano também tem um apelo ambiental, que é positivo para o negócio. Afinal, a espécie gera uma grande quantidade de madeira, originária de cultivo – o que contribui para a preservação de florestas nativas. “Cada vez mais o cliente quer saber de onde vem a madeira do produto que ele consome. É importante a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, o que vem a se tornar para gente também um diferencial de mercado.”


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
bottom of page