Cedro Australiano, uma madeira nobre e em crescimento no Brasil

March 20, 2018

As madeiras nobres são aquelas que possuem maior tempo de duração, cheiro gostoso e podem ser usadas em diversos lugares garantindo uma boa estabilidade e trabalhabilidade.

 

O Cedro Australiano ou Toonah é uma madeira de alta qualidade para o setor moveleiro, para o setor de construção civil e esquadrias. Por isso ela é destinada a fins nobres e tem um bom valor de mercado.

 

O cedro-australiano não é uma árvore rústica como o eucalipto. E para produzir bem exige uma série de cuidados. O primeiro ano de vida é a etapa mais delicada do desenvolvimento da planta.  Além de caprichar na adubação, os agricultores precisam evitar o crescimento de mato nas entrelinhas e devem usar produtos para combater um inimigo bem conhecido: a saúva.

Nos primeiros anos de crescimento, um cuidado importante é fazer a poda dos galhos inferiores, que podem criar nós na madeira.

 

 



O Cedro Australiano pode ser cultivado para fornecimento de madeira de excelente qualidade. É uma espécie de crescimento rápido e muito produtiva, que chega a atingir 8m de altura e 20 cm de diâmetro aos três anos de idade. Proporciona assim um bom retorno financeiro em curto intervalo de tempo, quando comparado aos cedros nativos e a outras essências florestais, inclusive o mogno (Swietenia macrophylla). É excelente para serraria e indústria moveleira. Assemelha-se muito às espécies americanas do gênero Cedrela P.Br., tanto botanicamente quanto no que diz respeito ao seu uso. Contudo, o sucesso do seu cultivo está condicionado a vários fatores, como a fertilidade do solo, a escolha de sementes e o combate às formigas cortadeiras.

O cedro-australiano também tem um apelo ambiental, que é positivo para o negócio. Afinal, a espécie gera uma grande quantidade de madeira, originária de cultivo – o que contribui para a preservação de florestas nativas. “Cada vez mais o cliente quer saber de onde vem a madeira do produto que ele consome. É importante a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, o que vem a se tornar para gente também um diferencial de mercado.”

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Esses são os motivos ambientais pelos quais você deve usar Cedro Indiano no seu projeto

April 16, 2019

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social

©Copyright by Valedocedro @ 2015 | designed by JD INFO ONLINE