Esses são os motivos ambientais pelos quais você deve usar Cedro Indiano no seu projeto
A madeira é um dos materiais mais consumidos ao longo da história da humanidade. E a media que nos tornamos mais conscientes do impacto ambiental que outros materiais causam, a preferência por ela aumenta.
Como você deve saber, ajudar na redução dos impactos que causamos ao meio ambiente é uma missão colaborativa. E sendo a madeira o único material renovável usado na construção civil e na produção de diversos produtos, ao optar por ela, você contribui significativamente com o meio ambiente.
Mas para nós, saber disso não basta. E por isso fomos buscar mais informações sobre o Cedro Indiano, e descobrimos que além dos benefícios em relação a diminuição do desmatamento e aquecimento global, ele possui características biológicas que favorecem ainda mais esse esforço conjunto. Confira:
1. Desmatamento

Graças ao plantio de florestas comerciais, o desmatamento de florestas nativas teve uma redução impactante. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), a área de florestas plantadas ocupa apenas 1% do território nacional, entretanto, ela é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins comerciais no Brasil.
2. Aquecimento Global

As florestas plantadas absorvem o dióxido de carbono presente na atmosfera, funcionando como sumidouros dessa substância, que é uma das causas do aquecimento global.
3. Rápido Crescimento

Em um teste feito pelo Embrapa em 1991, em Foz do Iguaçu / PR, pesquisadores identificaram que o Cedro Indiano apresenta taxa de crescimento superior quando comparado com crescimento em outras partes do mundo.
4. Ajuda na fertilidade do solo

Por pertencer à família das leguminosas, o Cedro Indiano fixa nitrogênio em suas raízes, contribuindo com a fertilidade do solo.
5. Eficiente contra a erosão

Devido ao sistema profundo de raízes, que pode chegar até 4,5 metros dentro do solo, ela é recomendada para estabilizar terraços e evitar a erosão.
6. Recuperação de áreas degradadas

De acordo com um estudo feito em 2003 por pesquisadores tailandeses, o Cedro Indiano provou que é uma ótima opção na restauração de áreas degradadas.
7. Agroflorestas

Sistemas agroflorestais podem cumprir um papel inovador, conciliando restauração, conservação e produção. E o Cedro Indiano é ideal como árvore de sombra em plantações de café e chá, sendo recomendado por diversos pesquisadores. Além disso, ele também pode ser plantado como quebra-vento em algumas áreas.
8. Abelhas

O Cedro Indiano disponibiliza néctar e pólen em suas flores, que alimentam as abelhas, que por sua vez, transportam esse pólen entre diferentes flores, garantindo a fecundação de milhares de plantas na natureza.
Pode ser que a maioria das pessoas ao iniciar o planejamento de um projeto, não imagine o quanto cada escolha é importante. Mas agora que você já conhece esses motivos e está ainda mais consciente do impacto que suas ações têm no meio ambiente, poderá se orgulhar ainda mais do seu projeto!
Você conhecia todos esses benefícios? Conte nos comentários!