top of page

Esses são os motivos ambientais pelos quais você deve usar Cedro Indiano no seu projeto

A madeira é um dos materiais mais consumidos ao longo da história da humanidade. E a media que nos tornamos mais conscientes do impacto ambiental que outros materiais causam, a preferência por ela aumenta.

Como você deve saber, ajudar na redução dos impactos que causamos ao meio ambiente é uma missão colaborativa. E sendo a madeira o único material renovável usado na construção civil e na produção de diversos produtos, ao optar por ela, você contribui significativamente com o meio ambiente.

Mas para nós, saber disso não basta. E por isso fomos buscar mais informações sobre o Cedro Indiano, e descobrimos que além dos benefícios em relação a diminuição do desmatamento e aquecimento global, ele possui características biológicas que favorecem ainda mais esse esforço conjunto. Confira:

1. Desmatamento

Graças ao plantio de florestas comerciais, o desmatamento de florestas nativas teve uma redução impactante. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), a área de florestas plantadas ocupa apenas 1% do território nacional, entretanto, ela é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins comerciais no Brasil.

2. Aquecimento Global

As florestas plantadas absorvem o dióxido de carbono presente na atmosfera, funcionando como sumidouros dessa substância, que é uma das causas do aquecimento global.

3. Rápido Crescimento

Em um teste feito pelo Embrapa em 1991, em Foz do Iguaçu / PR, pesquisadores identificaram que o Cedro Indiano apresenta taxa de crescimento superior quando comparado com crescimento em outras partes do mundo.

4. Ajuda na fertilidade do solo

Por pertencer à família das leguminosas, o Cedro Indiano fixa nitrogênio em suas raízes, contribuindo com a fertilidade do solo.

5. Eficiente contra a erosão

Devido ao sistema profundo de raízes, que pode chegar até 4,5 metros dentro do solo, ela é recomendada para estabilizar terraços e evitar a erosão.

6. Recuperação de áreas degradadas

De acordo com um estudo feito em 2003 por pesquisadores tailandeses, o Cedro Indiano provou que é uma ótima opção na restauração de áreas degradadas.

7. Agroflorestas

Sistemas agroflorestais podem cumprir um papel inovador, conciliando restauração, conservação e produção. E o Cedro Indiano é ideal como árvore de sombra em plantações de café e chá, sendo recomendado por diversos pesquisadores. Além disso, ele também pode ser plantado como quebra-vento em algumas áreas.

8. Abelhas

O Cedro Indiano disponibiliza néctar e pólen em suas flores, que alimentam as abelhas, que por sua vez, transportam esse pólen entre diferentes flores, garantindo a fecundação de milhares de plantas na natureza.

Pode ser que a maioria das pessoas ao iniciar o planejamento de um projeto, não imagine o quanto cada escolha é importante. Mas agora que você já conhece esses motivos e está ainda mais consciente do impacto que suas ações têm no meio ambiente, poderá se orgulhar ainda mais do seu projeto!

Você conhecia todos esses benefícios? Conte nos comentários!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
bottom of page