top of page

As 9 melhores madeiras que você nunca ouviu falar

A madeira maciça, isto é, madeira cortada em tábuas do tronco da árvore compõe a maior parte de uma peça de mobília. O tipo de madeira escolhido determina a beleza e a resistência da peça acabada.

Muitas variedades de madeira estão disponíveis no mercado e cada uma tem suas características únicas. Nesse artigo, você vai ter a oportunidade de conhecer algumas madeiras que são ótimas, mas provavelmente você nunca tenha ouvido falar delas. Confira:

1. Mopane (Colophospermum mopane)

Mopane é uma madeira africana frequentemente negligenciada, embora sua densidade e durabilidade sejam praticamente inigualáveis. Essa madeira tem excelente propriedades acústicas, comparando-se de forma semelhante à African Blackwood, que tem um preço menor. É extremamente densa, gira maravilhosamente e pode ter padrões interessantes de cores e grãos.

Por que você nunca ouviu falar: é difícil de encontrar, geralmente está disponível apenas em pequenos pedaços. Além disso, essa madeira é muito cara, e a maioria das pessoas não querem gastar tanto dinheiro em uma floresta que nunca ouviram falar, muito menos pronunciar.

2. Paulownia (Paulownia tomentosa)

Paulownia é usada em aplicações onde há necessidade de uma madeira leve (mas proporcionalmente forte). É muito utilizada no Japão para a construção do koto (um instrumento musical de corda), e outros utensílios domésticos. A madeira é conhecida como Kiri e a Paulownia é uma das árvores que mais crescem no mundo, capaz de taxas de crescimento de mais de 2 metros por ano quando ainda é uma muda. Embora seja muito apreciada e cultivada na Ásia, a Paulownia passou a ser considerada uma espécie invasora nos Estados Unidos. Ela foi nomeada de Paulownia em homenagem a uma rainha russa, Anna Pavlovna (1795-1865), às vezes também é chamada de Royal Paulownia, ou Árvore Princesa.

Por que você nunca ouviu falar: os japoneses parecem usar tudo antes que alguém pense em colocar as mãos nela. É justo, pois como essa madeira simplesmente vai para quem dá o maior lance. E devido a madeira da Paulownia ser tão valorizada no Japão, ela e usada em todos os tipos de coisas.

3. Coração Verde (Rodiei Chlorocardium)

Nativa da Guiana e do Suriname, a Coração Verde é talvez a madeira mais rígida do mundo. Existem relatados ocasionais que ela se divide violentamente quando serrada, quando voa pedaços de madeira por todos os lados. Para esta característica incomum, os serradores envolvem a corrente em torno das seções do registro que já foram serradas.

Por que você nunca ouviu falar disso: é muito difícil de trabalhar com essa madeira. É difícil de colar, difícil de serrar e difícil de encontrar.

4. Chakte Viga (Caesalpinia platyloba)

Essa árvore é nativa da América Central, e seu parente mais famoso é o Pau-Brasil. A Chakte Viga compartilha muitas das mesmas excelentes características do parente famoso, como por exemplo a excelente propriedade acústica. Tem uma cor muito bonita, de textura suave e brilha muito quando o acabamento é perfeito..

Por que você nunca ouviu falar dela: também é conhecido como Paela. Pode ser muito cara, além de desconhecida para muitos.

5. Birmanês Blackwood (Dalbergia cultrata)

Chamada por vários nomes, como Khamphi Rosewood ou Laos Rosewood, esta espécie está no verdadeiro gênero Rosewood (Dalbergia), embora outra espécie, Dalbergia Oliveri, seja chamada de Pau-rosa Birmanês e tenha uma distribuição sobreposta.

Além de sua coloração única e padronização de grãos, a Birmânia Blackwood também tem fama de ser muito ressonante e às vezes é usada para barras de marimba e outras aplicações de instrumentos musicais.

Por que você nunca ouviu falar dela: raramente está disponível e, quando está, é cara. As pessoas provavelmente acham que é uma imitação de ébano, no entanto, é um animal selvagem lindo e completamente diferente, baby!

6. Desert Ironwood (Olneya tesota)

Desert Ironwood é talvez uma das mais respeitadas madeiras na fabricação de facas, com sua densidade, estabilidade e padrões de grãos e cores, criando uma combinação única de características que é ideal para alças decorativas.Também é favorecida pela escultura do povo indígena Seri, que agora vive no estado de Sonora, no México. (E por causa do alto valor térmico, a madeira também é cortada e usada, infelizmente, como carvão.)

Por que você nunca ouviu falar: a árvore em si fica muito pequena e torta, por isso as peças são muito limitadas e caras. Este material é melhor usado em projetos pequenos e super especiais, que você teve no íntimo do seu ser.

7. Pistache (Pistacia vera)

Muito mais famosa por suas nozes comestíveis, a madeira da árvores de pistache é excepcionalmente bonita, embora não seja frequentemente vista ou usada em objetos de madeira. Muito parecido com as oliveiras, as árvores pistache são muito mais valiosas em pomares para a produção de alimentos, e são geralmente valorizadas por sua madeira. O cerne do Pistache é fortemente fluorescente sob uma luz negra, brilhando um “amarelo esverdeado”, que é quase tão vibrante quanto o Black Locust ou o Coffeetree.

Por que você nunca ouviu falar dela: as pessoas tendem a gostar de suas árvores de pistache para comer os pistaches. Geralmente os produtores não estão dispostos a cortá-las.

8. Acácia (Robinia pseudoacacia)

Endêmica nos Estados Unidos e é naturalizada, biologicamente, em outras regiões da América do Norte, Europa, África do Sul e Ásia, a Robinia pseudoacacia é uma madeira muito dura e forte, muito parecida com o Ipê e compete com madeira do gênero Carya. Com tons que variam entre verde ou amarelo, é uma madeira doméstica forte e rígida e tem muita estabilidade e resistência à podridão.

Por que você nunca ouviu falar sobre isso: embora os agricultores já plantem esta árvore em muitas partes da Europa, no Brasil ela ainda é muito rara.

9. Catalox (Swartzia spp.)

Você ama Ébano mas não gosta do preço? Então você vai amar o Katalox. Essa madeira tem propriedades de resistência excepcionais e está entre as madeiras mais rígidas e resistentes disponíveis em todo o mundo. Sua cor escura a torna uma substituta popular do ébano, e às vezes também é chamada de Ébano Real Mexicano, embora não seja um verdadeiro ébano. Algumas peças podem ser escuras como verdadeiro ébano, com apenas um toque de púrpura. Outras podem ser mais marrom avermelhadas com listras pretas.

Por que você nunca ouviu falar dela: essa madeira não é importada com muita frequência, e é necessário procurar as melhores peças devido ao enorme de alburno. Parece que as pessoas acham bom demais para ser verdade encontrar uma madeira escura em forma de ébano, que custa muito menos que o real. Acredite!

Nesse artigo, você conheceu as 9 melhores madeiras que você nunca ouviu falar. Da Mopane Africana até a Catalox Mexicana, todas essas madeiras podem resultar em belas peças de acabamento, no entanto, encontrá-las será o seu maior desafio.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
bottom of page