top of page

7 curiosidades sobre o Cedro Australiano Nativo que você precisa saber

Se no Brasil a madeira mais valiosa encontrada foi o Pau Brasil, na Austrália essa madeira é o Cedro Vermelho da Austrália (Toona Ciliata var. Australis), também conhecida como Red Gold entre os pioneiros australianos.

Aqui nesse artigo você vai encontrar curiosidades sobre essa árvore linda, que produz madeira exótica e despontou no mercado brasileiro em 2013, e desde então vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura e na decoração brasileira.


NA AUSTRÁLIA




1. Encontrado em Nova Gales do Sul

De acordo com Alex Gaddes, em seu livro Red Cedar, Our Heritage (na tradução livre Cedro Vermelho, Nossa Herança), em dezembro de 1788 os colonos descobriram o cedro vermelho a apenas 10 km ao sul do assentamento de Rose Hill. Os eucaliptos duros provaram ser muito difíceis de trabalhar usando as ferramentas de má qualidade que os colonos tinham consigo, então o cedro foi a melhor solução de corte e cura.


2. Os primeiros Cedros Vermelhos tinham até 60 metros de altura

Essa gigante australiana crescia até 60 metros de altura, com 11,5 metros de perímetro registrado. Elas se destacavam das árvores circundantes e geralmente estava entrelaçada em trepadeiras, que eram cortadas antes da derrubada.




















3. A maior árvore de Cedro Vermelho produziu 240 m³ de madeira

A maior árvore de Cedro Vermelho registrada na Austrália foi em 1883. Ela veio do Nulla Nulla Creek, em Upper Macleay, Nova Gales do Sul, produzindo enormes 240 m³ de madeira.



4. Um Cedro Vermelho de 500 anos de idade foi vítima de 'Cyclone Larry' em 2006

Infelizmente, uma gigante remanescente de Cedro Vermelho, de 500 anos e listada como patrimônio natural do Planalto Atherton, foi vítima do Ciclone Larry em 20 de março de 2006. Ela media 9,7 m de diâmetro. Sob a proteção dos Parques Nacionais da Australia, há rumores que existam mais e uma estaria em Nova Gales do Sul, medindo uma espessura de 11,3 metros.





5. A primeira exportação de Cedro Vermelho Australiano aconteceu em 1795

O primeiro carregamento de exportação de Cedro Vermelho a sair da Austrália foi enviado à Índia em 1795 e em 1801 os "cortadores de cedro" chegaram ao Rio Hunter.















6. Essa madeira foi usada extensivamente para móveis, painéis de madeira e construção, incluindo construção naval

O Cedro Vermelho é uma árvore de floresta tropical classificada na família do mogno. Ela é encontrada no sul da Ásia, do Afeganistão a Papua Nova Guiné e na Austrália. Sua madeira é leve, de grão fino, que dá a ela uma cor bonita e uniforme de vermelho intenso. Ela é natural durável e fácil de trabalhar.

Ela era uma das melhores madeiras de móveis disponíveis no mundo na época, além disso, o Cedro Vermelho tinha uma tremenda vantagem sobre todas as outras espécies, pois crescia ao longo das margens da maioria dos rios costeiros, facilitando os carregamentos enviados através do mar até Sydney.





7. Corte sem autorização

Como se pode imaginar, apesar do governador King, em 1802, ter emitido uma ordem geral proibindo cortes de cedro sem autorização, o corte continuou inabalável e se estendeu até a costa de Nova Gales do Sul, alcançando o Rio Tweed na década de 1860. Depois, em Queensland, e finalmente chegando aos Rios Barron, Daintree e Jonstone, no norte de Queensland, em 1870. Em 1890 a espécie já estava essencialmente, comercialmente extinta, ou seja, a exploração insustentável do Cedro Vermelho tornou a espécie uma raridade.



E para finalizar esse artigo que trouxe 7 curiosidades sobre o Cedro Nativo Australiano que você precisava saber e considerando toda a trajetória histórica dessa árvore magnífica, muito importante para a economia e desenvolvimento das regiões onde foi encontrada até o momento crítico do risco da extinção, chamamos a atenção dos consumidores dos novos tempos para a importância de se certificarem da procedência da madeira adquirida, eliminando o risco de trabalhar com madeira ilegal.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
bottom of page