top of page

Por que o reflorestamento é importante para seu negócio?

Quando o reflorestamento é executado com eficiência, o processo é capaz de recuperar áreas com espécies nativas, melhorando ecossistemas danificados. A vantagem do uso de madeiras de reflorestamento na construção civil ou na fabricação de móveis, decking, paneis, jardins, entre outros, é que não existe devastamento de mata nativa. O processo deixa o local vazio em seguida. O Brasil é considerado um bom país para o cultivo e extração de madeira reflorestada devido às condições climáticas favorecem o rápido crescimento das mudas.

Se fomos pensar no seu negócio, os projetos devem considerar características de desempenho de cada espécie, como permeabilidade, resistência e dureza. Pelo apelo estético, é comum escolher-se uma madeira por aparência, textura ou tons. O método não deixa de ter valor, mas todos os parâmetros devem ser analisados. Propriedades como resistência à compressão, durabilidade e massa variam de acordo com a espécie.

Pela disponibilidade e facilidade de desdobro, o controle de qualidade e conhecimento profundo do material. as madeiras de reflorestamento são as mais empregadas na construção civil e na confecção de móveis. Além disso, a industrialização permite peças prontas para cada utilização, reduzindo o tempo de execução de cada projeto.

Uma das vantagens do uso de madeira reflorestada é o grande conhecimento a respeito das propriedades e o controle na produção. Nesse aspecto, podem ser aplicados tratamentos contra ataques biológicos, como cupins e fungos. A madeira de reflorestamento é plantada com sistemática não-natural o que facilita a produção em grandes escalas.

O reflorestamento veio satisfazer um número de necessidades da sociedade, passando pela produção de matéria-prima industrial mais próxima aos centros de processamento e consumo, pela racionalização do seu uso, cultivo e produção, pela possibilidade de programar, racionalmente, o abastecimento industrial, pela uniformização da qualidade da matéria-prima e, portanto, dos produtos obtidos e pela reposição das florestas, na busca da gestão florestal sustentável no setor.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
bottom of page